JULHO 2011

Organização Administrativa e Atribuição de Pelouros pelos membros da Direcção

Aprovação por unanimidade para Comandante efectivo dos BVA do Comandante Interino Bruno Tomás

Aprovação por unanimidade para 2º Comadante da AHBVA do Chefe de Secção Vítor Matos

Programa de Acçções para Redução do Défice ( contratos, prestação serviços, reformas, reorganização serviços, carteira seguros )

Aprovação do Plano de Actividades 2011-2014

Protocolo com CMS/Monte da Lua

Mandato ao Presidente, Vice-Presidente Administrativo e Tesoureiro para representação económica e institucional da AHBVA

Deliberação sobre o défice de gestão ( proibição de actividades com gestão deficitária : ou alteram a sua gestão ou são eliminadas )

Abertura de conta na CGD e requisição de novo Multibanco

Reorganização da gestão das actividades desportivas visando eliminar o défice de gestão.

Protocolo de formação do corpo operacional em " Suporte Básico de Vida "

Análise do défice das sub-contas Fisioterapia e Enfermagem

Suspensão do contrato de cedência de espaço ao ATL devido à sua situação ilegal

Criação de um site da AHBVA

Decisão de organização do Cortejo de Oferendas

Decisão de organização das Festas da Nª. Srª. da Graça

Abertura de concurso para concessão do bar do Pavilhão Desportivo

AGOSTO 2011

Validação dos subsídios atribuídos pelo Secretariado dos Bombeiros de Sintra

Balancete e Demonstração de Resultados do 1º semestre de 2011

Início do processo de suspensão do contrato com a Easydentic

Redução dos custos de electricidade ( contrato com Fenosa )

Obras de cobertura do antigo CCO ( auditoria técnica da CMS ) . Abertura de concurso.

Início do processo de privatização do Centro de Fisioterapia e do Serviço de Enfermagem

Actualização do Programa de Redução de Custos

Decisão de criação de um Novo Centro Médico

Site da AHBVA : análise do modelo proposto

Adesão ao SGTD ( sistema de transporte de doentes )

Revisão geral do do sitema informático da AHBVA

Plano de obras : reorganização de espaços e respectiva utilização ( novo centro clínico, nova central e posto de Comando, novas salas de trabalho )

Carroçamento de nova viatura de combate a incêndios ( adjudicação )

Aprovação organograma dos funcionários civis.

Renovação carteira seguros : adjudicação à proposta vencedora ( Allianz )

Cedência, com renda mensal, de espaço à RádioTáxis para colocação de antena retransmissora.

Aprovação do projecto do novo Centro Médico de acordo com programa validadado pelo Drº Teixeira Botelho

Aprovação do organograma do Corpo Operacional dos Bombeiros de Almoçageme

Balancete de Julho de 2011

Apresentação do novo site da AHBVA que estará on-line a partir de 1 de Setembro

Análise dos resultados obtidos com o Cortejo de Oferendas

Constituição da Comissão de Festas da Nª. Srª. da Graça

SETEMBRO 2011

Aprovação da proposta para inventariar os bombeiros que, no passado, cumpriram cinquenta anos ao serviço dos Bombeiros de Almoçagem, para os homenagear com a Medalha de Ouro da AHBVA nnas cerimónias oficiais do aniversário 117º aniversário da Corporação em 2012.

Análise e implementação dos procedimentos recomendados pelo Relatório de Higiene e Segurança no Trabalho. 

Aprovação e assinatura do contrato de cedência de espaço para a exploração de bar no Pavilhão Desportivo.

Análise e preparação dos procedimentos protocolares a observar nas Comemorações Oficiais do 116º aniversário dos Bombeiros de Almoçageme em25 de Setembro.

Aprovação da proposta do Comandante para homenagear com Medalha de Prata da AHBVA os bombeiros da corporação que, em cumprimento de missões no exterior, nacionais e estrangeiras, cumpriram com distinção as missões que lhes foram acometidas.

Conclusão do contencioso com a Inasi, com devolução da factura e quitação da respectiva nota de crédito.

Marcação do início das obras de renovação da cobertura do antigo CCO para 10 de Outubro.

Aprovação da proposta de racionalização e redução de custos do sistema central de impressão da secretaria. Criação de um sistema central de impressão no Posto médico , para cumprimento da nova legislação.

Aprovação da planta do projecto definitivo para o conjunto Centro Médico / Centro Fisioterapia.    

Aprovação da proposta do  Centro de Diagnóstico do Lambert, em coordenação com o Dr. Teixeira Botelho, para criação da valência de Imagiologia ( ecografia, ecocardiogramas ) no Centro Médico dos Bombeiros de Almoçageme.

Definição dos termos para abertura de concurso para verticalização e controlo do sistema de comunicações da AHBVA.

Análise contabilística do donativo no valor de 12.500, obtido pelo Corpo Operacional em 2010 e destinado ao pagamento do eixo da frente da viatura VTTF12000 : a verba, que foi revertida a caixa da Associação, não foi reservada nem colocada a prazo, provocando a actual imparidade devido à utilização da verba em conta corrente no exercício do 1º semestre, faltando agora quando é necessária para o pagamento a que era destinada.

Recepção e inauguração, no dia do 116º anivesário da AHBVA, do veículo tanque táctico rural VTTR 1112, chassis 6x6 Renault.

Facturação : aprovado o sistema de regularização semanal de facturação (validação às segundsa-feiras, pagamento às terças-feiras).

Início de funcionamento do sistema Quartel XXI, de acordo com o estipulado pela ANPC.

Adjudicação da Privatização do Serviço de Fisioterapia à ( proposta vencedora da consulta efectuada ) CLICAIS, nos seguintes termos : extinção do serviço em nome da AHBVA, contratação em outrsourcing da prestação do serviço de fisioterapia à Clicais, pagamento mensal à AHBVA de 30% da receita facturada, contrato por três anos renovável, execução de obras de adaptação de acordo com projecto aprovado pela Direcção da AHBVA, início da adjudicação após conclusão das obras.

Farmácia: resposta do Infarmed informando de que de acordo com a legislação em vigor não pode ser deferida a pretensão da AHBVA para ter uma farmácia nas suas instalações.

Organização das Festas da Nª. Srª. da Graça : distribuição de funções; convite à Sociedada Recreativa e Musical de Almoçageme para organização das Festas em 2012.

Balancete de Agosto de 2011

OUTUBRO 2011

Considerando as novas orientações governamentais para os agentes da Protecção Civil, sobretudo no que respeita ao número e tipologia de viaturas de cada Corporação de Bombeiros, a Direcção da AHBVA delega no Comando e na Comissão Técnica  do Corpo Operacional a implementação das diligências para que, em contínuo, accionem as acções adequadas que forem necessárias para renovação da nossa frota, substituindo viaturas antigas por veículos novos. As diligências a efectuar não poderão efectuar negativamente ou provocar prejuízo à contabilidade da AHBVA.

Apresentação da evolução dos principais indicadores de Tesouraria dos últimos três meses.

Aprovação do PLano de Obras do novo Centro Clínico.

Deliberão de extinção do Serviço de Fisioterapia, sob responsabilidade de gestão da AHBVA, a partir de 30 de Novembro de 2011. Resolução dos contratos das colaboradoras que fazem parte do extinto serviço de fisioterapia. Precedimentos a adoptar no período de transição.

Aprovação da proposta da Medicil para prestação dos serviços de Recolhas, Diagnóstico, Electrocardiograma e Enfermagem a partir de 1 de Novembro de 2011. 

Aprovado voto de Louvor e Agradecimento a todos os que colaboraram para o sucesso da Festa da Nossa Senhora da Graça de 2011.

Aprovação do Processo de Legalização Administrativa do Património da AHBVA. Em coordenação com a CMS e apoio técnico da solicitadora Lurdes Amaral, proceder a todos os actos administrativos necessários e suficientes para a completa legalização patrimonial dos bens imobiliários registados em nome da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Almoçageme

Telemóveis : considerando que em breve se irá verticalizar numa só empresa as comunicações da AHBVA, decidiu-se contactar todos os que têm atrasos de pagamento mensal dos mesmos para resolverem o valor em falta até 31 de Dezembro de 2011

Congresso da LBP : delegação no Presidente e no Comandante a representação da AHBVA no Congresso Electivo da Liga dos Bombeiros Portugueses.

Reunião com o Presidente da C M Sintra para apoio e definição dos procedimentos a adoptar para a regularização do Património dos Bombeiros Voluntários de Almoçageme

NOVEMBRO 2011 

Centro de Formação Operacional : definida a localização do Centro de Formação, entre a oficina e a casa escola, onde serão colocados os dois contentores para centro de treinos e formação de incêndios urbanos e de busca e salvamento, que resultam da troca com uma mota de água, acto decidido pela antiga direcção.

Para cumprimento da legislação aplicável referente à armazenagem de combustíveis, decidiu-se adjudicar à Repsol a construção de um novo depósito subterrâneo de combustíveis, sem custos para a AHBVA, em troca da extensão do contrato existente.

Aprovado a cedência de espaços à Plural durante o período da realização da telenovela em Almoçageme.

Por proposta do Departamento de Desporto, aprovou-se dar início à organização de uma prova de BTT em Abril de 2012, cujo saldo a obter se destinará a apoiar as actividades desportivas da AHBVA.

Novo Centro Clínico : adjudicação das divisórias à Mecanobloc, adjudicação dos vidros à Vidralex e adjudicação do revestimento do solo à Mecanobloc. 

Reunião com Secretariado dos Bombeiros de Sintra : a partir de 2012, as verbas que a CMS atribui a cada Associação de Bombeiros será efectuada através de um Contrato Programa, vinculando a CMS ao seu cumprimento. As verbas serão cativadas por sub-programas : SubPrograma I, Seguros Acidentes Pessoais; SubPrograma II, Informação e Formação; SubPrograma III, Gestão Corrente; SubPrograma IV, Veículos e Equipamentos; SubPrograma V, Instações e Infr-Estruturas; SubPrograma VI, GIPE.

Apresentação do Balancete de Setembro

Apresentação da evolução dos indicadores semanias de Tesouraria ( cash flow ).

Regularização Administrativa do Património: Actualização das certidões na Conservatória e nas Finanças dos terrenos e edifícios da AHBVA.

Verticalização do sistema de comunicações da AHBVA : elaboração do caderno de encargos.

Gestão do processo de transição e abertura do novo Centro Clínico : assinatura dos convénios em curso, início de consultas aos utentes com tratamentos continuados, continuidade de assistência aos utentes com tratamentos continuados, colocação de elevador, participação da Clicais nos custos de encerramento do antigo Centro de Fisioterapia e nas obras de renovação, horário de funcionamento.

Alterações ao processo em curso de aquisição de um veículo VUCI ao abrigo de financiamento QREN : comparticipação nacional desceu para 15%, reinício do processo no princípio de 2012.

Orçamento para 2012 : método orçamento base zero, conclusão em 15 de Dezembro.

Avaliação de um novo sistema de cobrança de quotas e de serviços prestados pela AHBVA para 2012 : 1ª triagem de controlo dos pagamentos no atendimento do Centro Clínico; a prestação de serviços é acompanhada por máquina de multibanco para pagamento imediato; cobrança das outras quotas por objectivo trimestral .

Reunião na JF Colares: AHBVA participará na reactivação da Rede Social de Colares, sendo representada pelo vice-presidente Dr. Rui Aguiar.

Aprovado o apoio ao baile de solidariedade para angariar fundos para ajudar a operação do pequeno Simão.

Tomada de posse dos novos Corpos Sociais eleitos da LBP : 7 de Janeiro de 2011 : a AHBVA será representada pelo Presidente Maurício Barra e pelo Comandante Bruno Tomás. 

Apresentação e análise do balancete de Outubro

Apresentação da evolução dos principais indicadores de gestão gerados pelo cash-flow semanal.

Análise comparada dos preços praticados pela Medicil no serviço de recolha , diagnóstico e enfermagem: apresentação das conclusões a Medicil para avaliação e poceder às correcções adequadas.

Marcação da Assembleia dos Associados da AHBVA,  para apresentação do Relatório de Gestão do 2º semestre de 2011, para 6 de Janeiro de 2012.  

DEZEMBRO 2011

Início dos procedimentos a adoptar para encomenda de uma nova viatura VFCI, para combate a incêndios florestais, em substituição da venda de outras duas viaturas, a VFCI02 com 20 anos de serviço e a VRCI  com 28 anos de serviço, sem custos de financiamento para a AHBVA.
Almoço de Natal dos Bombeiros de Almoçageme: marcado para dia 18 de Dezembro, para os bombeiros e família directa, inclui prenda para crianças até aos doze anos filhos dos bombeiros, a contratação de palhaços para animação e a oferta de uma garrafa de vinho do Porto e de um Bolo Rei a todos os bombeiros da Corporação
Avaliação de uma oferta para os funcionários da AHBVA envolvidos na construção do Centro Clínico. 

Atribuição como receita ao centro de custos das obras em curso no Centro Clínico  das verbas  a receber por cedência de espaço à Plural.

Transferência do valor de 25.000€ da Comissão de Festas da Nª Srª da Graça para o centro de custos do Centro Clínico, cujas obras estão em curso.

Telemóveis dedicados da Vodafone : processo de transferência da titularidade das contas de telemóvel da AHBVA para os utentes em 1 de Janeiro de 2012. Envio de circular com documento de transferência logo que forem recebidos os contratos de transferência. 

A Clicais, nova concessionária da cedência de instalações para a actividade de Fisioterapia, irá oferecer um subsídio à AHBVA, no valor de 7.500,00 €, para  ajuda nos custos das obras e do processo de encerramento da gestão directa da fisioterapia por parte da AHBVA.

Acção Didáctica Escolar : início de conversações com a Ass. Pais da Escola da Sarrazola para, anualmente, se criar em conjunto um Dia do Bombeiro, destinado aos alunos da Escola, com o objectivo de divulgar a acção dos Bombeiros em todas as suas vertentes ( formação para infantes, noções de segurança e suporte de vida, simulação de combate a incêndios, a importância da serra de Sintra , a importância do voluntariado e do serviço à comunidade ). 

Aprovado o Pagamento à Renault Portuguesa do valor de 12.500,00 € referente à compra e colocação ao eixo da frente da nova viatura VTTR , após a recepção da mesma.

Orçamento 2012 : apresentação de pré-projecto baseado nos valores de 2011

Programa de Cobrança de Quotas 2011 : decidiu-se que se iniciariam de imediato contactos com a CGD para permitir a valência de pagamento por débito directo na conta AHBVA

Apoio à decisão do  Secretariado dos Bombeiros de Sintra para iniciar uma greve das Corporações de Sintra e Amadora à prestação do serviço de ambulâncias a pedido da ARS, com início em 4 de Janeiro de 2011.

Informação do Secretariado dos Bombeiros de Sintra de que a verba de 18.890 €, a atribuir pela CMS em 2011, destinada a obras em edifícios, não teve cabimento orçamental, ficando extinta.

Apresentação do Balancete previsional de Dezembro : aprovado.

Apresentação do Mapa de Exploração do 2º semestre de 2012 ( previsional ): aprovado.

Apresentação do Mapa de Exploração Anual de 2012 ( previsional ): aprovado.

Programa de Redução de Custos : revisto e aprovado.

Deliberação sobre a obtenção de um cartão de débito directo para uso do Comando e da Direcção, para efectuar pagamentos autorizados pela direcção da AHBVA: aprovado. O cartão fica alojado no cofre da AHBVA, em nome do Tesoureiro, sendo utilizado com registo de saída e entrada, acompanhado pelos documentos ou facturas correspondentes ao uso aprovado anteriormente pelo Presidente e pelo Tesoureiro.

Proposta para criação, para 2012, da Quota Familiar, com o objectivo de suscitar o donativo de famílias numerosas, aumentando a receita da AHBVA: decidiu-se analisar a sua viabilidade jurídica e valor mínimo.

Proposta para criação de Quota Social: considerendo que a LBP nos informou que os Centros Clínicos, que prestem consultas a não associados , tem a obrigação de ter aprovação da Entiadde Regional de Saúde, e considerando que o novo Centro Clínico demorará a ter aprovado o seu projecto pela CMS, propôs-se a criação da Quota Social, nova denominação para corresponder ao valor adicional que os não associados efectivos pagam nas consultas do Centro Clínico: aprovado.

Plano de Obras Centro Clínico: avaliação do cronograma dos trabalhos em curso: confirma-se a previsão de conclusão dos trabalhos de construção na primeira semana de Janeiro.

Cortejo de Oferendas e Festa da Nª. Srª. da Graça de 2011, apresentação de contas previsional :

 

i)                     facturação global = 82.658,55 €;

i)                     custos operacionais = 41.892,71 €;

ii)                    resultado líquido =  40.765,84 €.

Aniversário da SRM Almoçageme : devido a ausência do Presidente, delega-se no Comandante e no Vice-Presidente Rui Aguiar a presença na cerimónia do seu 120ª aniversário em 1 de Janeiro de 2012, com entrega de uma oferta evocativa.